quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Biólogos...

Esse discurso é muito especial pra mim. Foi escrito pela minha grande amiga Thais e com uns pitacos meus... Foi  o discurso da minha formatura, em 2004... Quem diria... agora temos 5 anos de profissão! Mas a essência ideológica continua a mesma... amadurecida, talvez.





Somos biólogos...


Porque, ao criar os céus, a terra e as águas, Deus disse: "Produza a Terra a relva, ervas que dêem sementes e árvores frutíferas que dêem frutos segundo a sua espécie", disse também Deus, "povoem-se as águas de enxames de seres viventes, e voem as aves sobre a Terra, sob o firmamento dos céus e produza a Terra seres viventes, conforme sua espécie: animais domésticos, répteis e animais selváticos, e assim se fez, e criou-se a vida"...


Somos biólogos...


... Graças a Ele, que quando criou a natureza, a formou como uma imensa aranha fiandeira, que nos produziu como parte de sua "Teia da Vida", para que pudéssemos entender o fundamental equilíbrio existente nos ecossistemas, fruto da seleção natural ocorrida durante os 3,5 bilhões de anos da lenta e complexa evolução das espécies...


Somos biólogos...


Talvez porque tenhamos herdado de nossos ancestrais a sede do saber, para desvendar mistérios, ou quem sabe, durante o nosso ciclo de vida, sofremos uma mutação no gene produtor da proteína da curiosidade, e, é claro, estes fatores genéticos combinados com as influências do ambiente, tenham nos tornado adoradores da vida...


Somos biólogos...


Porque a CRBIO, em 1979, instituiu nossa profissão, mas para o biólogo isso não é o mais importante, porque seguir essa profissão é amar incondicionalmente o objeto de estudo, dedicando-se simplesmente pelo prazer da descoberta. Quem não quer conhecer, na essência, o seu amor? Que melhor pagamento há, que desvendar os mistérios que unem um rústico lagarto à uma delicada libélula?


Somos biólogos...


Porque vivemos em um planeta onde a biodiversidade é extinta a cada momento, animais e plantas são cruelmente e desnecessariamente mortos todos os dias. O líquido essencial da vida é bombardeado com todos os dejetos dispensáveis à vida humana. Nosso exército verde, capaz de capturar energia do sol e fornecer o nosso sustento, é simplesmente derrubado, sendo que os milhares de km2 de florestas vem ao chão todos os anos e a atmosfera, doadora do insubstituível oxigênio, é modificada a cada dia com nossos gases poluentes.


Somos biólogos...


Mas pertencemos ao mesmo Reino que todas as espécies de animais que existem, ao mesmo Filo dos anfíbios, a mesma classe dos roedores, na mesma ordem do Mico Leão Dourado e à mesma família dos gorilas... Mas nós todos, não só biólogos, mas humanos, somos os únicos do gênero Homo, que abriga sua única espécie: Homo sapiens, o que é, sem dúvida, um indicio de quão estratégicos são os caminhos da seleção natural...


Somos biólogos...


Mas cada um de nós seguirá um diferente caminho... todos temos um mesmo objetivo, mas chegaremos ao resultado final através de diferentes metodologias... seremos pesquisadores, gestores, educadores, consultores, talvez até empresários, mas nunca deixaremos de ser BIÓLOGOS, aqueles que amam a vida como Albert Schwweitze, ganhador do prêmio Nobel em 1932, que disse:


"Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja ele animal ou vegetal, ninguém precisará ensina-lo a amar o seu semelhante".


Devemos estar no caminho certo!!!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Microfotografias

Achei essa reportagem super-legal... e decidi postar aqui também, pra não perder de vista... fotos maravilhosas!! Muito bom! Quem sabe um dia eu aprendo a fotografar? Ou microfotografar!

Concurso premia melhores microfotografias do mundo

O concurso Nikon Small World já é tradicional. Desde 1974, ele premia as melhores fotos tiradas com a ajuda de microscópio. A fama do concurso é tamanha, que fotógrafos de todo o mundo se inscrevem.
O Daily Mail reuniu alguns finalistas, que teve a brilhante participação de um brasileiro conseguiu ficar entre os 9 primeiros colocados. Confira à seguir todas as imagens.



Em nono lugar, Bernardo Cesare, da Universidade de Pádua, com ampliação de cinco vezes de uma rocha magmática.



A oitava colocação foi de Lloyd Donaldson, da Nova Zelândia, com a ampliação de 200 vezes de fibras de algodão.



Sétimo lugar para Shirley Owens, de Michigan, que capturou a foto do tricoma da espessura de um cabelo em uma trepadeira. A foto foi ampliada 450 X.



O sexto lugar pertence a Havi Sarfaty, que registrou as escamas de um peixe, com ampliação de 20 X.



O quinto lugar ficou com o brasileiro Bruno Vellutini, da USP, com a ampliação de 40 vezes de uma estrela do mar.



Em quarto lugar, a foto do ovário de um peixe-diabo, registrada por James Heyden, ampliando 4X.



O terceiro colocado foi Pedro Barrios-Perez, que registrou a fabricação de semicondutores, com ampliação de 200 X.



Gerd Guenther, foi o segundo colocado, com a foto da haste da flor da ‘Sonchus asper’, ampliada 150 X.



O primeiro lugar foi da foto da planta Arabidopsis Thaliana, feita por Heiti Pavez, com um zoom de 20X.

Fonte: http://colunistas.ig.com.br/obutecodanet/