O apagão ocorrido antes de ontem (10/11/2009) me levou a algumas reflexões que gostaria de compartilhar... como o poder da energia elétrica está concentrado nas mãos de poucos no Brasil!
A usina Itaipu Binacional, uma das grandes obras de período militar, fornece energia elétrica para vários estados brasileiros, além do Paraguai.
Hoje, nosso modelo de vida nos levou à completa dependência do sistema de energia elétrica... algumas horas sem ela e ficamos à beira do caos. E se fossem 3 dias, uma semana, um mês?
Teríamos que enfrentar desde banhos frios até a falha completa em nossos sistemas de comunicação, celulares e notebooks com baterias descarregadas, falta de televisão, rádios, internet, sistemas de controle de dados policiais sem funcionamento, isso só para começar a listar os problemas que isso acarretaria.
Essa situação me faz lembrar do livro “Ensaio sobre a Cegueira”, de José Saramago, que descreve uma epidemia de cegueira que se espalha pela cidade, que entra em colapso total, pois ninguém consegue exercer suas funções por não mais enxergar.
Assim como nós estamos extremamente acostumados à usar a visão como principal sentido de percepção, estamos também acostumados à energia elétrica.
Como estamos vulneráveis!
Será que podemos reverter esse quadro, ou apenas esperar que o Governo Federal tome providências?
Sim, o governo tem muita responsabilidade sobre esse assunto, mas ficar de braços cruzados esperando atitudes de um governo (que todos sabemos que atende interesses dos poucos e poderosos nesse país), não me parece uma atitude muito sensata.
Precisamos de outras alternativas... estar preparados para usar o bom e velho fogão à gás, a fazer anotações em papel e a ter uma enciclopédia em casa!
Mas se a nossa opção é por continuar usando a energia elétrica, precisamos investir cada vez mais em fontes alternativas... a energia solar, eólica, pequenas centrais hidroelétricas, etc... muito mais democráticas, onde a produção da eletricidade está muito mais próxima e ao alcance da população.
Infelizmente, não confio mais nos nossos representantes políticos... a população não pode mais depender totalmente deles. Está na hora de sermos adultos e aprendermos a nos virar sozinhos.
Adorei seu texto Angelita, tenho certeza que terei que fazer uma redção sobre o tema APAGÃO, certamente me lembrarei das suas palavras escritas aqui.
ResponderExcluirbeijos
hahahaha! Obrigada Van... se vc passar (é claro que vai passar), eu posso ajudar a dar trote? rs...
ResponderExcluirNÃO, VOU SER VETERANA JÁ! HSAUHSAUSHAUSH
ResponderExcluirAhhh... doga! Queria pintar um pouquinho só sua carinha! rsrs
ResponderExcluir